Apresentação dos Projetos das Escolas Jurisdicionadas ao NTE-Jardim na 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 25, 2016 as 07:22 | Voltar

Aconteceu no Memorial da Cultura, a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O tema deste ano foi “A ciência Alimentando o Brasil”.

O evento foi realizado em Campo Grande,  no período de 19 a 21 de outubro de 2016, onde visitaram o evento aproximadamente 2 mil alunos de escolas públicas e particulares.

O objetivo da Semana foi aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País.

Os Núcleo de Tecnologia Educacionais da SED/MS, apresentaram alguns projetos entre as 365 Escolas Estaduais durante a SNCT, sendo eles: Campo Grande, Coxim, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Gloria de Dourados, Naviraí, Aquidauana e Jardim.

Foram apresentados pelo NTE/Jardim os seguintes projetos desenvolvidos pelos alunos, professores com o apoio dos PROGETECs e PROGELABs:

- Produção de sabão e detergente biodegradável através do óleo de cozinha reutilizável. EE Cel. Juvêncio – Jardim-MS;

- Alimentação saudável. EE Ester Silva – Bela Vista-MS;

- Alimentação saudável e tecnologia: Um olhar pedagógico para a qualidade de vida. EE Dr. Joaquim Murtinho - Bela Vista-MS;

- Campo e cidade, horta escolar. EE Dr. Rubens de Castro Pinto - Caracol-MS;

- Lixo que produzimos, arte que consumimos. EE Salomé de Melo Rocha - Guia Lopes da Laguna-MS;

- Alimentos agroecológicos em pequenos espaços. EE Uirapuru - Nioaque-MS;

- Sustentabilidade: Meio ambiente...Saúde e Vida. EE Vera Guimarães Loureiro – Bela Vista-MS.

As atividades aconteceram simultaneamente em 64 municípios, onde em Jardim o NTE em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Campo Grande, apresentaram no Campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), os Projetos:

- Ciência e Construção de um forno solar;

- Microalimentos 3D.

Os projetos destacaram as práticas pedagógicas no intuito de abordar a alimentação saudável e a educação ambiental,  utilizando os recursos tecnológicos como apoio. Tornando a aula mais agradável, dinâmica, facilitando a aprendizagem dos estudantes.

O envolvimento dos professores e alunos na elaboração dos projetos possibilitaram todo o sucesso do evento, além da troca de experiências entre as escolas.

Publicado por: tmotta@fazenda.ms